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Jardim de infância 

O jardim de infância é a parte mais importante do sucesso na vida de uma criança.

A linguagem e a comunicação é o mais importante nos tempos, desde o jardim que frequentamos, a nossa família e o espaço onde vivemos. A criança deve aprender a produzir todos os sons da língua e utilizar as regras gramaticais.

Ex : aponta para uma banana 

E pergunta queres uma banana ? 

A criança responde uma nana 

Mostrando á educadora : o Luis fazeu um desenho 

A educadora : o que é que o Luis fez ? 

O Luís fazeu uma casa 
Proporcionar no jardim de infância ambientes linguísticos estimulantes e interagir com a criança ajudam .

O desenvolvimento holistico da linguagem desenvolve-se em três partes função forma e significado. 

Os primeiros balbucios da criança são denominados de sobregeneralizacoes e é muito importante no desenvolvimento da linguagem .

Ao realizar uma sobregeneralizacao a criança demonstra que já interiorizou uma regra básica da língua, a conjugação do pretérito perfeito dos verbos da segunda conjugação e a forma de marcar o grau comparativo dos adjetivos.

O choro e a primeira manifestação linguística da criança até aos 5 anos a criança desenvolve o mecanismo fonologico, o desenvolvimento fonologico é genético o que significa todas as crianças percorrem o mesmo caminho independente do contexto linguístico em que vivem .

Primeiro reconhece a voz materna, depois aprende a distinguir as vozes femininas das masculinas, pelos seis meses desenvolve padrões de entoação e ritmo respondendo a entoações de carinho, ordens, zanga , a criança responde de acordo como nós nos dirigimos a ela se tratarmos com ternura ela responde com um sorriso , se mostramos uma entoação típica de   Reprimenda  ele faz beicinho e chora por volta de um ano de idade já compreende muitas sequências fônicas palavras e frases e pelos 3 anos identifica todos os sons da fala assim fomos tons vegetativos, espirros , tosse gemidos.

Produções de som da fala, movimento articulado de um conjunto de órgão língua lábios, dentes , palato ou cordas vocais, controlados pelo sistema nervoso central chamado articulação. 

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