Publicado em Ensino superior

Perigos da internet 

“Se você não tem amigos e sofre com a solidão, seus problemas acabaram! Agora já é possível contratar um amigo para estar sempre ao seu lado” (Soraggi, 2009). Pode parecer propaganda televisiva de canal de compras querendo vender a última novidade, mas não é. Esta frase de impacto inicia uma reportagem que divulga uma daquelas que seriam as atuais novas formas de trabalho, voltadas a “facilitar a vida das pessoas”, as quais tomamos como elemento desencadeador do presente estudo, que objetiva discutir o medo e a solidão na perspectiva da sociedade líquido-moderna. Esta etnografia resultou de uma pesquisa no ambiente online, a partir das
comunidades do Orkut e dos grupos no Facebook, sobre perfumaria, dentro da
perspectiva de formação de percepções e sensibilidades para os processos de consumo,
articulados pela interatividade, multimidialidade e acessibilidade aos recursos
disponíveis na plataforma. Neste sentido, no contexto de uma antropologia de
inspiração fenomenológica, com os sentidos, o consumo e o ciberespaço, busca-se
comprender com se configuram as práticas sobre percepção e consumo, aqui,
especialmente grupos Apaixonados por Perfumes e Perfumania Brasil, por meio de
observação participante e entrevistas semi-estruturadas, pensando ainda nas
potencialidades que as redes sociais oferecem, em nível de conhecimento, relações,
laços, disputas, identidades, pessoalidades e corporalidades em torno do aprendizado
sobre os perfumes.

In the end : 
Battle for economic power and for control over information available on the network has important implications not only financially; the same occurs in relation to content, news, entertainment and artistic expression. Thus, freedom of expression, privacy and artistic expression rights are confronted .

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s